terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Para onde caminha o concelho de Fornos de Algodres?

Este post destina-se a uma reflexão sobre como poderemos reverter a triste realidade da desertificação do nosso concelho. Esta realidade afecta cada vez mais e sobretudo a juventude.

Segundo o autarca de Fornos de Algodres, José Miranda, o nosso concelho tem 7% da população com menos de 40 anos, o que equivale a dizer 93% da população tem mais de 40 anos!
(esta informação é retirada da entrevista do Dr José Miranda ao jornal "Nova Guarda" aquando do certame anual da Feira do Queijo de Fornos de Algodres 2010).

Era sabido que os números poderiam ser maus, mas na realidade tão maus, eu sinceramente não estava à espera. A verdade porém, é que todos nós fornenses conhecemos jovens que estariam na disposição de vir para a nossa vila se houvesse uma perspectiva de futuro (emprego) no nosso concelho.

Na minha modesta opinião, mesmo em tempo de crise, a salvação deste concelho passa por tentar custe o que custar atrair empresas, sendo para isso necessário promover as mais-valias do nosso concelho e aquilo que nos distingue dos demais. Com o actual tecido industrial fornense corremos o risco de quase "desaparecer" no médio longo prazo!

Mesmo em tempo de contenção orçamental face à grave crise financeira por que passa a Câmara Municipal de Fornos de Algodres talvez não fosse de todo disparatado pensar em lançar incentivos para a fixação dos jovens nosso concelho. Por vezes um sinal, vale mais que mil palavras.

O concelho tem inúmeros jovens espalhados por todas as universidade do País, alguns até no estrangeiro. Esses, os que por aqui ficaram e os que por aqui não ficaram mas gostariam de voltar são o futuro deste concelho.

Peder tantos jovens de qualidade é um facto que a história certamente não perdoará!

Sem comentários:

Enviar um comentário