sábado, 6 de fevereiro de 2010

Festas de Nossa Senhora da Graça em risco?

Parece que de facto a realização das Festas de Nossa Senhora da Graça de 2010 em Fornos de Algodres (parte não religiosa) pode estar em causa.

O pouco que se sabe acerca deste tema é que a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, depois de muitos anos a organizar as Festas de Nossa Senhora da Graça (parte "lúdica") decidiu entregar as festas por inteiro aos mordomos, tal como acontecia antigamente.

Perante este facto, os mordomos devido ao risco de prejuízo que poderia advir da organização das festas, decidiram a não realização das festas.

Segundo consta a Câmara estaria na disposição da doar à Comissão de Festas, um valor de 10.000€ para a realização das mesmas.

Sou da opinião que a ser verdade esta realidade, seria importante para a nossa vila que a Comissão de Festas (Mordomos da Festas) levassem a cabo a realização das mesmas, mesmo que para isso tenham que abdicar de artistas, ou mesmo dos 4 dias de festas.

Logicamente esta é uma decisão que só a eles pertence, até porque compreendo que perante o risco de prejuízo e perante a actual situação económica das famílias portuguesas seja uma decisão que tem obviamente de ser ponderada.

A verdade porém é que as Festas de Nossa Senhora da Graça são um ponto de encontro de todos os fornenses que se encontram espalhados por todos os cantos do Mundo. Quantas não são as vezes que todos nós presenciamos a felicidade do encontro de pessoas que passam anos sem se ver. Neste momento alguns poderão estar a pensar, sim é verdade, mas com a festa religiosa essas pessoas encontrar-se-ão na mesma. A esses digo apenas isto...

Sim é verdade que até se poderão encontrar...mas não será a mesma coisa!

É este valor inestimável que representam as festas para todos os fornenses e perder este valor seria demasiado cruel para todos nós fornenses.

Apelo deste modo a todos os envolvidos no processo para que levem a realização das festas a bom porto, a bem de todos e em especial da Vila de Fornos de Algodres.
Cumprimentos, Alexandre Lote

1 comentário:

  1. De facto parece que tudo termina na nossa terra, caramba para nao dizer pior!

    ResponderEliminar