terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Desemprego - é uma realidade, temos de combatê-lo!


O desemprego atingiu em Portugal valor de 10%, simplesmente dramático. Ultimamente toda a gente responsabiliza todos os outros mais a crise internacional por este número. Partindo do princípio da veracidade do impacto tremendamente negativo que a crise internacional teve sobre o emprego, no caso de Portugal o problema é estrutural...na minha modesta opinião é cultural.

Enquanto não compreendermos que o Estado somos todos nós, e que enganando o Estado estamos a enganar-nos a nós próprios, o País dificilmente se endireitará.

Mas mais do que debates filosóficos sobre quem tem a culpa, o importante é encontrar soluções, porque o problema é demasiado importante para ficarmos parados à espera que isto passe!

Ora no Interior a realidade é ainda mais dramática, pelo que o nosso concelho (Fornos de Algodres) não deve ser excepção.

Perante esta realidade julgo que ser importante que no nosso concelho o Gabinete de Inserção Profissional (julgo que já existe no nosso concelho) elaborasse uma base de dados de todos os jovens fornenses e desempregados com referências aos seus currículos. Mais do que recepcionar papéis (currículos) seria também importante efectuarem inclusivamente entrevistas presenciais a estes fornenses. Desta forma julgo que seriam atingidos alguns objectivos, tais como:

- Diminuição da Taxa de Desemprego no Concelho

- Selecção adequada de colaboradores fornenses face a possíveis ofertas de emprego que possam chegar ao Gabinete Inserção Profissional ou a qualquer outro local.

- Aumento probabilidade de um relacionamento laboral de sucesso entre entidade empregadora e colaborador.

- Aumentar da confiança dos agentes empregadores face à possibilidade de contratarem um colaborador fornense

- Combate à desertificação no Interior

Por muito simples que possa parecer esta ideia, a verdade é que a mesma obriga a muito trabalho e a uma relação de proximidade muito efectiva com as pessoas. Porém se não formos nós a lutar pelos nossos, ninguém o fará por nós.

P.S: Março será um mês dedicado ao combate ao desemprego neste espaço. Deixem as vossas ideias na zona de comentários ou então enviem email para alexandrelote@gmail.com.

Cumprimentos, Alexandre Lote

Sem comentários:

Enviar um comentário