quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Que crime...será que isto nunca vai parar?


Hoje não trabalhava…era dia de folga, e como tal nada melhor do que passar esse dia na minha terra. Ao longo de dois dias ouvi notícias dos incêndios com que nos deparávamos no nosso concelho, mas nunca cheguei a ter a real noção do que se estava verdadeiramente a passar.

Assim que chego a Fornos, uma das primeiras coisas que faço é desfrutar da maravilhosa e privilegiada vista que tempos para a Serra da Estrela. Ao chegar á varanda do meu quarto, deparo-me com um cenário que me fez doer a alma…eu não estou a ver bem…pensei para mim…onde está aquela paisagem verde que acompanha a vila até à Serra da Estrela? Estava tudo preto…um crime…um crime que já está mais que na hora de ser severamente punido. Por norma estes criminosos são pessoas com distúrbios mentais (só pode não é!), mas isso não deve servir de desculpa para não haver mão pesada para quem pratica actos horrendos como este, muito menos para quem ordena que se pratiquem.

Deixo desde já uma palavra de apreço a todos os bombeiros e populares que tiveram envolvidos nesta luta desigual contra o fogo. Todos sabemos a escassez de meios com que nos deparamos até a este nível no Interior, para fazer face a tantos incêndios ao mesmo tempo, mas a verdade é que apesar de tudo, a vossa entrega e empenho permitiu salvar casas, animais, pessoas…e isso não tem preço. OBRIGADO!

Ao chegar a Fornos hoje de manhã, vi a cara de medo com que as pessoas circulavam na rua, como que a acordarem de um pesadelo vivido nos dias anteriores. No meio de tudo isto,o que mais me repugna é que possa haver gente (incendiários) que olham com orgulho para todo o mal que fizeram, sabendo que a impunidade perante o acto que tomaram, é quase uma certeza.

Está mais que na hora de dizer basta e punir severamente este tipo de crime!

Cumprimentos, Alexandre Lote

6 comentários:

  1. Sobre este mesmo tema, veja o meu ponto de vista no "aquidalgodres".
    Nos ultimos trinta anos mais ou menos essa area ja ardeu umas 4 ou 5 vezes. Em finais da decada de setenta ainda tambem ajudei a apagar um dos incendios.
    Que tristeza, cada vez ficamos mais pobres e mais feios!

    Um abraco dalgodrense.

    ResponderEliminar
  2. Considero que criminosos são também aqueles que deitam o seu cigarrito para o chão sem qualquer tipo de consciência, os que deitam foguetes e os que os deixam deitar.

    Mas culpada também é a desertificação do interior. Vive-se hoje o paradoxo de não haver emprego e a terra estar abandonada, não havendo quem queira tirar dela rendimento. Associado a isto está o predominio do eucalipto, essa árvore salazarista e incendiária que servia de garante de um pouco de pão a quem a plantava e de milhoes às fábricas de papel.
    Não será altura de se incentivarem as azinheiras, os carvalhos, os sobreiros, os teixos, etc... E de se PROIBIR o cultivo dessa árvore?

    E a câmara municipal e as juntas de freguesia por acaso já pensaram reflorestar os terrenos que têm com árvores autóctones? Bem geridas, essas florestas não poderiam gerar um retorno capaz de compensar os gastos na limpeza e plantação? Já para não falar dos benefícios associados à melhoria da paisagem.

    E os bombeiros, são poucos, têm poucos meios e não são profissionais. Não faria sentido criar um novo estatuto de militar? O chamado bombeiro? Para que queremos tantos militares? Pelo menos a metade não deveria ser bombeiro, formados e treinados durante todo o ano para a função? Em parte compreendo, os nossos especialistas em guerra (vulgo generais e outros que tais) talvez entendam pouco de guerra aos incêndios, e ter que levantar o cu da secretária no verão...

    ResponderEliminar
  3. Provavelmente uma grande parte das pessoas concordam, um dos nossos maiores problemas, que tem sido um obice nao so ao nosso desenvolvimento, mas tambem a este flagelo dos incendios, e o nosso sistema de justica!
    Enquanto nao houver leis que castiguem severamente como diz, os criminosos incendiarios, nada de bom ira passar-se.
    O que custa mais e saber, que a grande maioria sao reincidentes e que, tambem tem "problemas mentais" (desculpismos).
    Nestes casos, se sao loucos, ha que mante-los encerrados em hospitais psiquiatricos, mas para sempre.
    Tambem e estranho, que nunca nenhum louco foi preso por ir a missa, ou fazer bem aos demais.
    Mas coitadinhos tem que ser desculpados nao e?

    Um abraco de amizade dalgodrense.

    ResponderEliminar
  4. Mais do que prevenção florestal, é preciso realmente politicas de combate a desertificação/despovoação bem como politicas ao apoio da agricultura familiar no nosso espaço rural,pois essa foi durante séculos o melhor meio de prevenção e combate a incêndios, basta olhar para as nossa aldeias e reparar onde antes havia terreno de cultivo cresce agora "mato" e florestas desordenadas.

    ResponderEliminar
  5. Tenho que discordar do comentador Tiago, quando se refere ao eucaplito; "essa arvore salazarista"!
    Embora eu nao defenda o regime salazarista, olhe que nele havia muitas coisas boas e a politica de plantacao de eucaliptos era uma delas, sabia que por lei nao se podiam plantar sem um pedido especial e so em terras sem grandes aptidoes agricolas, que nao podiam ser plantados a uma certa (grande) distancia, de nascentes e linhas de agua, por exemplo?
    A grande maioria das plantacoes de eucaliptos foram feitas ja depois da revolucao de Abril, quando ja tinhamos governos democraticos, mas ainda assim, nao menos corruptos e sem uma visao de futuro. Cada um dos passados governos, e nesse aspecto o PSD e o PS nao fazem grande diferenca, so governam a pensar nas eleicoes seguintes!
    Todos os anos falamos no mesmo, mas para alem da proibicao dos foguetes, que em minha humilde opiniao, seriam quando muito, os causadores de um meio por cento dos incendios, ainda nao vi nenhuma lei que fizesse nenhuma diferenca, ate lhe digo mais, se os incendios acabassem por decreto ja ha muito nao havia nenhum.
    Estou convicto que leis temos nos ate demais, o que necessitamos e que as facam cumprir, e que a justica seja celere e mais severa!

    Um abraco dalgodrense.

    ResponderEliminar
  6. Este comentario ja vem um pouco fora da epoca de incêndios, mas e fora da epoca que se deve trabalhar. Ja esta na altura de chamar as coisas pelos nomes e os graves responsaveis pelos incêndios são na minha opinião as autarquias. Em fornos principalmente. Em primeiro lugar não deveria ser a autarquia a grande responsavel pela implementação de medidas de prevenção e combate a incêndios? Na prevenção, fazendo os possiveis para que os donos dos terrenos os limpem! E quanto ao combate, apoiando mais os bombeiros, principalmente cumprindo as promessas que fez quando estava em campanha politica. Ha bombeiros competentes que querem trabalhar...

    ResponderEliminar