quarta-feira, 30 de junho de 2010

Portugal ao estilo da Grécia em 2004 - Resultado trágico!


Terminou o Mundial para Portugal.

Na hora de fazer um balanço da participação portuguesa, julgo que o mais importante e maior ponto de reflexão consiste no renunciar a um estilo que é nosso, apenas porque com esse estilo nunca ganhámos nenhuma competição importante.

Aqui há uns anos, dizíamos com orgulho, somos a melhor selecção do mundo de futebol sem balizas...somos o Brasil da Europa...neste Mundial, renunciámos a tudo isso (nem ausências de nani e deco justificam isso), renunciámos às nossas origens e tentámos fazer do estilo grego (euro-2004) o nosso estilo. Correu mal, porque é impossível em Portugal adoptar-se esse estilo! Não é nosso e ponto final!

Uma lição para o futuro:

Renunciar às origens, implica perder identidade e perder identidade é perder-se a si mesmo.

Foi isto que nos aconteceu, daí termos sido infelizmente eliminados!

P.S: Parabéns à Espanha porque ganhou bem e acima de tudo porque respeita SEMPRE o seu passado, as suas tradições e porque tem um enorme ogulho em defender aquilo que é SEU no verdadeiro sentido do termo!

2 comentários:

  1. Foi muito fraquinha a nossa prestacao, isto sem falar da presenca do CR7, que creio, estariamos melhor servidos sem ele, mas para isso era preciso termos um selecionador com "tomates"!
    Sempre podemos apoiar os "nossos irmaos" ou os "nuestros hermanos" que tanto uns como os outros, estou quase ciente que em situacao inversa nao fariam, mas como somos pequenitos e com pouquito orgulho nacional, ate esta bem!

    Um abraco de amizade dalgodrense.

    ResponderEliminar
  2. Perguntas: Há quanto tempo não ganhamos um campeonato de juniores a nível europeu e mundial?
    Um torneio de Toulon?
    Quantos jogadores portugueses jogam a titulares no Benfica e Porto?
    O Sporting apesar de apostar na formação em que lugar terminou o campeonato?

    Respostas: A actual selecção é a possivel neste momento de transição, o trabalho desenvolvido por Carlos Queiroz no final dos anos 80 e principio dos anos 90, não teve continuidade.
    Andamos sempre a falar de liderança, mas esquecemo nos da pressão que o treinador tem sempre culpa de tudo se for português.
    Nem observamos que não termos levado 4 ou 5 da Espanha tendo em conta a manta de retalhos que é a selecção que foi ao mundial o resultado até nem foi mau.
    Tinhamos o Ruben Micael, Varela, Bosingua e nani lesionados, Deco de birra, Cristinao Ronaldo de Birra, Pepe a recuperar de uma lesão e sinceramente alguém acha que o João Moutinho, fez uma boa época? Acham que o Carlos Martins aguenta 90 minutos ao mais alto ritmo?
    Agora deixem o Queiroz trabalhar, pois Roma e Pavia não se fizeram num dia!!!
    Abraço,
    Magno.

    ResponderEliminar