domingo, 30 de maio de 2010

ADFA tocou o Céu e terminou dignamente na Terra!


Domingo 30 de Maio de 2010, o meu último jogo oficial pela Associação Desportiva de Fornos de Algodres.

Entrámos em Estágio no Hotel Mira Serra em Celorico da Beira (obrigado do fundo do coração, por todo o apoio entusiasta que nos prestou ao longo de toda a época) às 18h de sábado. Excelente convívio, uma característica intrínseca deste grupo de trabalho, e sempre a plena noção da importância do jogo de hoje nas nossas mentes. O trajecto era fantástico até este momento, mas a história da ADFA poderia ficar marcada por nós para a eternidade, era este o nosso pensamento!

Chegou o dia de todos as decisões, 30 de Maio de 2010!

Saímos às 10h15m do Hotel de Celorico rumo ao Luso, onde fomos recebidos num restaurante simplesmente fantástico a todos os níveis! Não nos faltou absolutamente nada! Aproximava-se cada vez mais a hora do jogo e via o grupo tranquilo, focalizado num objectivo, com a confiança daqueles que acreditam que estão no rumo certo para ficar na história. Antes de sairmos o Mister perguntou-me: "Xande como está a malta?". A minha primeira palavra na resposta definia com clareza o nosso estado de espírito: "Superconcentrada!"

Arrancamos rumo a Anadia. Eles tinham a festa montada, uma vez que já tinham garantido o título e garantido a subida de divisão! Silencio absoluto no autocarro e o Mister perante os preparativos para a festa solta a primeira frase "para esta festa nós não fomos convidados"! Era a mais pura das verdades, para ficarmos na história teríamos de nos transcender e passar ao lado das folias legítimas dos outros.

Entrada no balneário, palestra do mister, aquecimento e o primeiro momento duro para mim! Era a última vez que darIa início ao grito do clube do meu coração, a ADFA! Lágrimas nos olhos...mas já passou pensem para mim! Agora é tempo de ganhar!

Começa o jogo e entramos a perder (1-0, fantástico golo de bicicleta depois de um lance de bola parada)! A equipa não se encontrava, parecíamos desligados uns dos outros, mas mesmo assim poderíamos ter empatado. Chegou o intervalo e perdíamos 1-0!

Na segunda parte tudo foi diferente! Início da segunda restabelecemos a igualdade pelo inevitável Filipe (Deus perdoa, o Filipe não!) e o sonho ficava à distância de um golo. A partir deste momento estivEmos sempre por cima do jogo, e eis que aos 75m, Salcedas leva-nos ao céu com um golo fantástico! Era a loucura..."vamos conseguir", "vamos marcar a história" dizíamos uns para os outros!

Mas como nem todas as histórias têm um final feliz o senhor do apito inventou um penalti passados 4-5minutos que parecia destruir o trabalho de um ano! Mas este é um grupo especial, saca dos galões e acredita que é possível voltar a tocar o céu, e no último momento do jogo o Pedros remata e o g.redes do Anadia defende para a frente a bola...o Sérgio ganha claramente a frente a toda a gente e dei comigo já de joelhos no relvado a dizer "já está, já está, já está", ouvia do banco os meus colegas "golo, golo, golo", o sergio remata e o g.redes faz uma defesa inacreditável com os pés e caímos todos em pleno relvado!

Nunca 2 segundos foram tão longos e nunca pensei passar tão rápido de um estado de extrema felicidade a profunda tristeza! Terminou o jogo nesse momento e todos nós sofríamos com aquele momento. Esteve tão perto, mas alguém e a sorte não nos deixou marcar para a eternidade a história deste clube!

Eu termino com a sensação de dever cumprido, e com o orgulho da minha maior conquista: O respeito e admiração de todos os adeptos e pessoas com quem sempre trabalhei na ADFA!

A todos os que se cruzaram comigo ao longo de todo este trajecto na ADFA muitíssimo obrigado por tudo! Foi um ORGULHO fazer parte e ver-vos fazer parte da vida do clube do meu coração!

VIVA A ADFA!

4 comentários:

  1. Embora nao tenham subido foi um excelente ano, o melhor da nossa Desportiva, portanto os meus mais sinceros parabens!
    Voces foram para nos os campeoes, muito obrigados vos ficamos, e ate lhe digo mais e melhor ser-mos dos melhores na terceira divisao, que estar nos ultimos lugares na segunda.
    Contra todas as almas maldosas, continuamos a ser o melhor club do distrito da Guarda, doa a quem doer!

    Um grande abraco de amizade dalgodrense.

    Viva sempre a ADFA.

    ResponderEliminar
  2. Não morremos na praia, mas sim, mataram-nos na praia.

    Apenas um sincero obrigado a um pequeno GRANDE HOMEM. Obrigado Xandinho.

    Cláudio Buffon

    ResponderEliminar
  3. Foi de facto uma epoca a todos os niveis fantastica,obrigado amigo pela solidariedade que sempre demostraste foste o grande capitão dos ultimos anos da desportiva és um exemplo para o jovens desta terra serás sempre o MEU CAPITÂO.Uma vez mais obrigado e não deixes a desportiva de uma maneira ou de outra necessita de ti .
    Fernando Pompeu

    ResponderEliminar
  4. Grande mister obrigado pelo comentario. O mister ficara para sempre ligado a minha passagem pela ADFA. Pela confianca que sempre depositou em mim, o meu muito obrigado!

    Grande abraco GRANDE MISTER

    ResponderEliminar